“Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação,” 2 Coríntios 4:17
Meu marido estava hospitalizado há 12 dias, vítima da Covid-19, lutando pela vida quando, por volta das 9 horas da manhã, do fatídico dia 15 de maio, recebemos a temível ligação que, por ser fora da hora habitual dos boletins médicos, já sabíamos do que se tratava. Não se descreve em palavras as sensações e sentimentos que vieram a seguir, mas não havia tempo para desabar, precisávamos ser práticas, e ainda me pergunto, retoricamente, de onde veio a força que nos cercou naquele momento. Claro que sabíamos de onde ela vinha.
Então, tudo aconteceu muito rápido, pois tínhamos até as 13 horas para tirá-lo do hospital. Ainda não sei agradecer o cuidado com que a família, a igreja, os irmãos, os amigos, tiveram conosco. Eu, minha filha e meu neto estávamos ainda no auge da transmissão do vírus e não podíamos ser consolados com abraços ou a presença reconfortante, que trazem tanto alívio nestas horas.
Mas, quando saímos do hospital para o cemitério, uma imensa carreata nos acompanhou. Era a Igreja de Cristo nos cercando com amor e solidariedade. A família e os amigos, de longe, acompanhavam por fotos e filmagens e nos consolavam como podiam. E como foi consolador!
Voltamos para casa, nós 3, numa tristeza e num vazio tão doloroso, difícil de enfrentar. Não sabíamos, mas na volta fomos acompanhados, durante todo o trajeto, por um pastor e sua família e, quando chegamos ao nosso prédio, o pastor da nossa igreja nos esperava. Conversamos e choramos, cada um no seu carro, e ele esperou até que entrássemos na garagem e fechássemos o portão. Outro pastor furou o bloqueio no cemitério e ficou no carro, com a família, esperando que fizéssemos a nossa despedida. Um momento trágico, mas cercado por anjos que o Senhor enviou.
Mas, agora, éramos nós 3. Tudo tinha acontecido tão rápido e, agora, a poeira começava a assentar e a realidade mostrava o que nos esperava. O vazio da presença de quem ocupava um espaço enorme na vida e no coração. E esse momento foi um dos mais difíceis de enfrentar. Sem precedentes. Quando olho para esse dia e os dias difíceis que se seguiram, as resoluções que tivemos que tomar, os difíceis protocolos que tivemos que seguir, a saúde frágil, ainda se recuperando do vírus, penso que estávamos, literalmente, no colo de Deus. Foi trágico, difícil, foram dias turbulentos, vagarosos, pesados, mas passaram e continuam a passar.
O vazio deixado por ele permanece e sei que nunca será preenchido, mas o cuidado e o amparo que vem do Senhor continuam acalmando nosso coração ferido. Por isso somos gratos!
Zelene Reis
Itapeva, 23/09/2020
30 Comentários. Deixe novo
Tuas palavras irmã Zelene nos faz sentir tudo o que você e família sentiram, a dor, o sofrimento, a tristeza e também o consolo dos irmãos e a presença de Deus constante em suas vidas. Vemos o quanto Deus foi e continua sendo gracioso para com seus filhos. Um forte abraço minha irmã!
Amém! Muito obrigada pelas palavras. Estamos vivenciando esse amor e consolo todos os dias. bjo
Muito difícil, mas o consolo vem do Senhor.
Amém irmão querido! Tem vindo de todas as formas!!! Louvado seja Deus!
Quanta dor????
Somente o Santo Espírito pode consolar ????
Verdade minha irmã! E é nele que eu me ancoro e espero por dias mais alegres! Obrigada por me apoiar!
Que Deus continue consolando e preenchendo o coração de vcs????????
Obrigada Athana querida! Se Deus permitir, vamos passar estes longos dias na força dEle! Bjos
Lindo!
Amém!!! bjo
Como é bom pertencer ao Deus de amor! Quanta dor, mas também quanto consolo e cuidado!
Que Deus em sua infinita graça os console. Abraços querida irmã ????
Oh Mayra, que saudades de você. Obrigada, minha irmã pelo consolo e orações! Tem sido difícil, mas Deus nos tem sustentado. bjo
Irmã Zelene momentos difíceis para irmã e sua família. Mas, ao ver a boa mão do nosso Deus a lhe consolar também me traz fortalecimento, o qual é a imagem que tenho do Saudoso Pb. Homero, como também da irmã. Que o Senhor continue a lhe abençoar. E que a boa mão do Senhor a lhe envolver. Abraço de toda nossa família, a qual devemos tanto a vocês pelo cuidado que tiveram para conosco quando ainda seminarista em Teresina. Vocês não tem ideia de como foram usados por Deus para nos abençoar.
Obrigada Fábio! Sentimos muita falta de vocês na igreja. Por pouco tempo convivemos e fomos também abençoados por vocês. Conto sempre com suas orações! Um grande abraço!
Lendo e chorando…
Revivendo esse dia tão triste e dolorido. Estava lá, como se fosse um pai.
Até hoje e por muito tempo vamos lembrar do presbítero com muito carinho e admiração.
Own minha irmã! Você passou também por isso e sabe o que é essa dor. Que Deus nos console e nos sustente! Bjo grande, com muitas saudades!
Que o bom Deus esteja a cada dia a conforta-lá minha irmã. Deus a abençoe e a sustente a cada momento!
Obrigada meu irmão! Saudades de você e sua família! Grande abraço!
Difícil essa ausência ou esse vazio. Estou passando por isso nesse momento com a partida da minha mãe.
Own Minha querida. É uma tristeza sem fim! Só Deus para nos consolar! Que Deus nos ajude nesse momento de luto! Força! bjos
????????????????????????❤️???? Ao ler seu relato, vivi com vc esse momento. Que Deus continue te iluminando e abençoando. Paz de Cristo, irmã!
Amém minha amiga!! Obrigada por me incentivar a escrever! Deus te abençoe! Bj
Lindo texto!
Amém. Muito obrigada! Bjos
Muito difícil minha amiga/irmã querida… de longe, acompanhamos , no passo a passo, tudo o que aconteceu. Sofremos junto. Foi muito difícil, está sendo difícil, mas vai passar.
Sua fé te sustenta e te ajuda a prosseguir. Admiro sua força e coragem. Que Deus te fortaleça e te conduza sempre.
Deus é bom o tempo todo. O tempo todo Deus é bom.????????????
Oh Naná, minha amiga. Só Deus para me ajudar a enfrentar esse momento difícil. Obrigada por tanto amor e cuidado! Bj
Querida irmã Deus a conforte diariamente ????
Amém minha irmã! Sinto cada dia a boa mão do Senhor na minha vida. Bjos
Minha querida irmã, não tem como ler suas palavras sem que as lágrimas rolem pelo rosto. Como deve ter sido difícil, e penso como você, literalmente, estavam nos braços Daquele que nos consola e conforta nessas horas. Não fosse assim, certamente, não teriam resistido tamanha dor, digo isso porque, aqui em casa, o abalo foi grande e a dor não foi pequena. Lembro o quanto chorei pela partida do Presbítero Homero, e ainda choro por não ter te dado sequer um abraço de conforto naqueles momentos tão difíceis e também na sua despedida. Ao mesmo tempo, lembro do Deus que servimos, então vem o alívio de que o amor, o cuidado e o consolo confortador do Pai é imensamente melhor, maior e mais revigorante para cada um de nós. Isso me acalma, e com certeza, tem acalmado vocês também. Fique em paz e descanse nos braços do Senhor! Saudades de você, minha amada irmã! Um grande abraço.
Oh minha irmã querida! Foram dias terríveis, literalmente de trevas. Mas as orações dos santos do Senhor subiram até o altar da Graça. Por isso não desmoronamos naqueles dias. Muito obrigada pelo amor e carinho! Bjos