Cantando na caverna

“Firme está o meu coração, ó Deus, o meu coração está firme: cantarei e entoarei louvores. Salmo 57.7

Hoje, emprestei para o meu texto, o título do sermão de um dos cultos de domingo de manhã (segue o link do sermão logo abaixo do texto), que falou muito ao meu coração. Quando Davi escreveu o Salmo 57, ele estava escondido de seus inimigos, em uma caverna.

Agora, faço outro empréstimo, nas palavras de uma amiga, que atravessa um momento tempestuoso. Diz ela: “Tenho cantado sem a voz, só com a mente: Filho de Davi tem misericórdia de mim/ Oh Jesus, olha para mim/ pois se em um só momento, Tu olhares para mim/ livre serei do meu mal”!

Eu quase não canto. Minha mãe, às vezes, me pergunta: Você não canta? E eu só respondo: não sou de cantar. Já ensinei canto, já regi e cantei em vários corais, mas, normalmente, apenas ouço as músicas que gosto. Minha mãe, além de cantar, assobia o tempo todo. Pode estar triste, ou alegre, há sempre um cântico em seus lábios.

Minha amiga, de quem emprestei os versos acima é uma alma cantante. Além de ter uma linda voz, ela ama cantar enquanto faz os afazeres domésticos, seus artesanatos, ou quando cuida do seu lindo jardim. Nos meus dias difíceis, ela me mandava áudios à capela, com hinos e cânticos que me traziam à memória os momentos passados com nossas famílias, nos corais e quartetos da vida, lembrando as diferentes emoções que fizeram da nossa jornada, uma linda amizade. Estes dias, mesmo com o medo e a dor ao seu redor, ela deu um lindo testemunho com o seu canto e recebeu de volta, um carinho de Deus, lembrando que Ele está cuidando, mesmo nos momentos em que a caverna parece profundamente escura. Minha amiga tem feito dos louvores suas orações, e assim como Davi, ela tem cantado na caverna.

No período mais difícil do luto fiquei quase sem ouvir música, pois a memória que ela me trazia era sempre de dor. Apesar de ter deixado de cantar com a voz por muito tempo, e até silenciado meus ouvidos para as canções, agora, já ouso ouvir minhas músicas preferidas enquanto escrevo ou escolho as devocionais da manhã. Sinto a luz entrando na caverna, onde permaneci por muito tempo. Acredito que nunca deixei de cantar, porque nas leituras dos Salmos, cânticos verdadeiros, cantei com a alma, com lágrimas, com a mente e com o coração. E quando voltei a tocar, fiz música com as mãos, mesmo em meio aos dias difíceis e escuros.

Que Deus nos ajude a cantar, independentemente, do escuro em que nos encontramos.  Cantemos com a voz, com a mente, com o coração, com alegria ou em lágrimas. Que nosso canto seja um eterno louvor ao Sol que ilumina nossa vida e traz luz aos momentos cavernosos que passamos. Seja luz. Cante, adore e reflita a Luz que ilumina o mais profundo do seu ser. Na alegria ou na agonia. No alivio ou na dor. Na vida ou na morte. Sempre há um cântico nos lábios dos adoradores que adoram em espírito e em verdade!

Minha amiga querida, que Deus restabeleça a sua saúde, para que sua doce voz não se cale e sempre nos encante com seu testemunho de vida. Amo você!

Zelene Reis

 

 

Post anterior
Pizza de Milho
Próximo post
Te encontro nos meus sonhos…

32 Comentários. Deixe novo

  • Míriã Medeiros
    junho 6, 2021 6:41 am

    Cantar é algo ímpar… pelo menos para mim.
    Sou como sua mãe. Canto e assobio… rs! E como sua amiga… canto fazendo de tudo.
    Não sei como se dá… mas sempre que estou só a fazer algo, músicas me vêm na mente e por vezes, sem perceber, estou a cantar. Por vezes sem me dar conta também me pego a chorar com as letras, principalmente dos hinos que canto.
    Falamos com Deus cantando… muitas vezes uma música se torna uma oração tão espontânea e perfeita que parece que o autor a fez por mim.
    É um consolo saber que Deus habita no meio dos louvores e que nossa vocação eterna é cantar louvores a Ele para sempre.
    Que nosso coração e/ou mente e nossos lábios sempre cantem a Deus.
    Obrigada por compartilhar seu lindo texto “Cantando na Caverna”

    Responder
    • Miriã, você canta lindamente! Foi um privilégio ter você no meu coral! Verdade. Deus habita no meio dos louvores. Que conforto saber disso, mesmo quando O louvamos com nossa mente e coração! Bjos

      Responder
  • Glória a Deus por esse “raio de luz” entrando em sua caverna. Aos poucos ela vai clareando e logo tudo estará iluminado novamente. A boa mão do SENHOR nunca nos desampara. Ele mesmo é o alívio para as nossas almas cansadas de sofrer!

    Responder
    • Nem diga amiga! Demorou, mas começou a clarear! Graças a Deus e as orações de vocês! Obrigada amiga, por caminhar comigo! Bjos

      Responder
  • Lindo demais!!! Amo as duas ❤️ Saudades mamãe e tia Naná 😘😘😘

    Responder
  • Sou como você Zelene, dificilmente eu canto com a voz, já cantei muito na juventude, mas agora mesmo querendo ,o som não sai.
    Nossa querida amiga e irmã em Cristo Naná ,tem uma das vozes mais lindas que conheço.
    Vamos orar muito por ela para que sua voz continue a nos alegrar.
    Te amo Zelene e te amo Naná.

    Responder
  • Priscila Carvalho
    junho 6, 2021 11:35 am

    Amém, tia!!
    Seja nos lábios ou na mente, em tempos de alegria ou de luta, que sempre tenhamos um cântico de louvor!!!
    Abraço apertado na tia Naná!!!❣
    Orando por ela!!!🙏🙏🙏

    Responder
  • Amo demais ❤️

    Responder
    • Jillll….amamos demais também. Saudades! Precisamos nos encontrar e conversar e rir e agradecer por tão linda amizade! Bjos

      Responder
  • Lenise Marques
    junho 6, 2021 12:05 pm

    Que texto maravilhoso!! Me trouxe à memória tantos momentos que envolvem o louvor. Primeiro, vendo essa foto maravilhosa de vocês duas, mulheres maravilhosas que foram responsáveis por grande parte da minha permanência na igreja (indo sozinha à igreja, sem meus pais, vocês me acolheram e me fizeram sentir em família). Lembro do quarteto que encantava e emocionava a cada apresentação. Lembro da sua regência sempre com muito amor aos pequenos.
    E assim como muitos, num momento de muita dor (nascimento da Ana/UTI) que passei, Deus colocou em meu coração um louvor “Cuida de mim, Senhor, cuida”…esse louvor veio ainda na sala de cirurgia, certamente era Deus me preparando para o que estava por vir. E Ele cuidou de mim, cuidou da minha dor e principalmente, cuidou da minha pequena. Deus é socorro na hora da angústia e os louvores nos ajudam a passar por esses momentos. Que você continue usando o seu lindo dom para encaminhar cada vez mais pessoas ao Senhor, através da música.
    Amo muito vocês duas!! Mulheres que me inspiram! 🙏🎵♥️

    Responder
    • Oh Lê querida! Você sempre será nossa filha do coração! Que alegria poder ler esse testemunho tão lindo. Nunca deixe calar sua linda voz. Minha solista de sempre. Desde criança! Bjos

      Responder
  • Amém!

    Responder
  • Celina Monteiro
    junho 6, 2021 12:38 pm

    Amiga, vc é um presente de Deus na minha vida. Qtas coisas aprendi e aprendo todos os dias com vc. Quer seja com os devocionais, as conversas pelo WhatsApp, as pessoas q vc me apresenta e há um ano com esse blog. Todas as vezes eu digo: lindo texto, chorei, que maravilha! Mas é mesmo. Pode ser repetitivo, mas sou sua fã ! Já indiquei seu blog pra amigas q tb perderam seus esposos pra esse terrível vírus e até pra minha filha q é psicóloga, pra ela sentir como uma mulher crente no Senhor Jesus lida com o luto. Não vou me cansar de dizer, mesmo q pareça repetitivo: Vc é uma mulher q possui o fruto do Espírito (Gl 5, 22). Glória a Deus! 🙏🏼🙏🏼🙏🏼

    Responder
    • Celina querida, você é muito especial e tem caminha muitas léguas comigo nessa dor. Agradeço demais por todo carinho que você tem me dado e continue me dando nestes dias difíceis! Um bjo querida

      Responder
  • Deus nos dê graça para que o nosso canto sempre glorifique ao grande Salvador Jesus. Abraço saudoso.

    Responder
  • Hellen de Souza Campos
    junho 6, 2021 2:03 pm

    Lindas! Amo vocês! Deus abençoe tia Naná sempre. Beijos, Hellen.

    Responder
  • Cintia Aquino Gimenes Mostazo
    junho 6, 2021 2:32 pm

    Zelene querida, você sempre me emociona com seus textos lindos, que me faz ler com a alma e até mesmo sentir o que você descreve neles. Que homenagem mais linda a nossa querida e mais que amada Naná! Vocês são bênçãos de Deus na vida de todas as pessoas que tem o privilégio de conviver e aprender mais de Cristo com vocês, testemunhando a fé e o amor de Deus em momentos tão difíceis que estamos vivendo! Que Deus as abençoe e as fortaleça sempre! Um forte abraço a vocês, Zelene e Naná, que sempre nos faz crer que viver com Cristo é o que temos de mais valioso!

    Responder
    • Cíntia querida, obrigada. A Naná tem sido nossa inspiração neste momento tão difícil que ela está passando. Sei o quanto é difícil cantar na caverna. Que Deus continue nos inspirando e nos abençoando em todos os momentos! Bjos

      Responder
  • Cilene Melo Cavani Ferraz de Almeida
    junho 6, 2021 6:10 pm

    A música 🎶🎶… ah, a música 🎶🎵.
    Somos uma família musical., desde sempre. Essa arte, deliciosa e singular, tem nos acompanhado na alegria, , na calma, no trabalho, na rua, ao deitar, ao despertar, sozinhos ou em grupo. Como é bom louvamos a Deus!
    Que Ele nos capacite a louvá-Lo cada dia melho
    Que a Naná continue a nos inspirar, com sua vida de louvor.
    Bjo grande pra vcs, Zelene.

    Responder
    • Amém prima. A música realmente esta presente na nossa família desde sempre. Como é bom louvar a Deus. Seja com os lábios, coração ou com as mãos! Obrigada pelo carinho. bjos

      Responder
  • Kleciane Beserra
    junho 7, 2021 9:14 pm

    Louvado seja nosso Deus por sua vida minha querida irmã. Me emociona cada texto seu que leio. Pois é possível perceber o quanto o Senhor Jesus tem agido em sua vida e está usando- a com instrumento de bençãos para tantas pessoas que estão tristes, devastadas pelas suas perdas dolorosas. Que Ele continue lhe abençoando e confortando . Saiba minha amada que o Senhor é contigo e tem te usado como instrumento para consolar outros com as mesmas bençãos que Dele tens recebido. Receba nosso abraço fraterno em Cristo Jesus💐

    Responder
  • LENY GURGEL TAGLIARINI
    junho 7, 2021 9:39 pm

    Acho que é uma característica do cristão gostar de cantar.Amamos louvar ao nosso Deus.Mesmo com nossas vozes fracas, devido a idade, é meu caso.A música, o louvor faz parte da nossa vida!!!

    Responder
    • Verdade! É um privilégio podermos adora e louvar ao nosso Deus com a nossa voz, a nossa mente e o nosso coração! Obrigada Leny querida pelo carinho! Bjos

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Menu