E agora, Natal?

“Mas agora, Senhor, que hei de esperar? Minha esperança está em ti.” Salmos 39:7

 

Já faz alguns meses que tenho procurado não pensar nas datas festivas de fim de ano. Já passei por muitas emoções e comemorações que me inundaram de alegria, lágrimas, gratidão e coração apertado. Mas, agora, vem chegando as datas mais celebradas que refletem a união das famílias, os encontros, o parar para pensar, fazer listas e promessas, tentar correr atrás de alguns prejuízos e celebrar o ano que passou.

Estamos em um ano atípico, em que as aglomerações estão proibidas, os corais natalinos estão, com seus músicos, ensaiando e cantando isoladamente, cada um em sua casa, mas, graças a tecnologia, se misturam e fazem harmonia. E nós, do outro lado da tela, ouvimos e nos emocionamos com a beleza das canções que, apesar de algumas se repetirem incansavelmente ano após ano, soam como novas, cheias de nostalgia e lembranças de outros natais, talvez mais felizes.

O final do ano, para mim, sempre foi uma doce espera. Morando longe e dependendo de viagens aéreas para chegar mais rápido e com mais comodidade, costumava começar a procurar passagens assim que chegava o mês de agosto. Desde que me casei, combinamos que passaríamos os natais com a família da minha sogra e a passagem do ano, com a família da minha mãe. Duas festas esperadas, contadas nos dedos para chegarem logo, para rever familiares e, sempre, agradecer como a família tinha crescido e novos bebês ou agregados tinham chegado para fazer parte dos Reis ou dos Barbosas.

Penso que este ano as celebrações serão mais comedidas. Muito cuidado e preparo na hora de sair em viagem e muita preocupação com o vírus que nos assombra. Ninguém quer pegar ou ser transmissor. Vejo à minha volta famílias contabilizando perdas, outras se recuperando da doença tão destrutiva que assola o mundo e outras, ainda, apavoradas, sem vontade de celebrar e de pensar em festas, enquanto o planeta vive um caos. Estamos inseguros e a qualquer tosse ou dor de garganta já nos perguntamos se foi desta vez que o vírus nos alcançou.

Minha mente vagueia pelos anos anteriores, quando soavam as badaladas da meia noite e um novo ano se descortinava. E eu orava a Deus que não permitisse no próximo ano termos perdido alguém da família. Sempre procurava pensar que, se houvesse mudança nas estruturas familiares, seriam para mais e não para menos. Agora, me resta lidar com a perda, sem perder de vista a esperança. Bebês estão a caminho e, mesmo na pandemia, sobrinhos se casaram, então existe a promessa de renovação, de contabilizar ganhos. A perda foi enorme, insubstituível, porém, os ganhos estão chegando e a lembrança e a saudade infinita que vão pairar nos dias de festas, um dia darão lugar à esperança e à convicção de que, se tivemos uma perda inestimável em 2020, o céu contabilizou um ganho, porque um filho chegou ao lar.

E agora, Natal? E agora, Ano Novo? Vai ser difícil celebrar? Sim, dificílimo! Este ano não vamos nos abraçar à meia noite, até porque não podemos nos aproximar tanto, mas não vamos deixar de agradecer. Cristo nasceu para nos salvar! Cristo nasceu por quem já partiu e agora celebra todas as festas na eternidade! Que a esperança no Senhor não morra neste fim de ano e que as milhares de famílias em luto não percam a esperança e a segurança de que sempre é natal quando confiamos naquele que nasceu e morreu por nós.

Feliz Natal! Feliz Ano Novo! Com a esperança no Salvador deste mundo!

Zelene Reis

Post anterior
Figos e enfrentamentos!
Próximo post
Vovô no volante!

34 Comentários. Deixe novo

  • Gilberto José Santos Lisboa
    dezembro 23, 2020 10:06 am

    Feliz Natal. Feliz Ano Novo…
    Nossa felicidades mesmo em meio às tristezas da Vida estão em Cristo Jesus nosso redentor que vive e nós motiva a seguir em frente para o encontro triunfal com ele. Então que venha 2021…Estamos preparados

    Responder
  • Zelene, lindo texto!
    Louvo a Deus pela sua vida.
    Natal, plano de Deus para nossa salvação!
    Feliz Natal querida irmã!

    Responder
    • Amém, Zeneide!!! Como queria estar junto com você.Que Deus nos proporcione encontros e abraços pra matar a saudade e acalmar a tristeza! Feliz Natal!!! Bjos

      Responder
  • Caríssima Zelene, te desejo um Natal de muita luz e um Ano Novo com saúde, paz, esperança e contentamento! Quero agradecer pelo tempo que nos dedica, diariamente, com envio da Palavra, com orações, com esse canal de comunicação que está cada dia melhor! Você é um presente de Deus na minha vida! Feliz Natal ❣️????????????????????????????????

    Responder
  • Muito bom!
    Feliz Natal, feliz ano novo…e muitas alegrias e bênçãos de Deus em sua vida ♥️

    Responder
  • Feliz Natal e um Ano Novo com a esperança de dias melhores! Que Deus te abençoe ricamente minha querida e te de o consolo sempre! Beijos no coração!❤

    Responder
  • Gostei demais… Sempre será Natal na vida daquele que crê e espera pelo futuro glorioso. ????????

    Responder
  • Muito bom Zelene! Momento de gratidão e de esperança. Louvado seja o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo que nos consola e nós dá paz!!

    Responder
  • luciene santos souza
    dezembro 23, 2020 12:58 pm

    Amém Zelene.

    Responder
  • Lindo!!! ❤️❤️❤️

    Responder
  • Perfeito o seu texto.
    Retrata a vida como ela é.
    A certeza que os planos são de DEUS, e,tudo que faz é com AMOR. Alguns vão, outros chegam. Dor e alegria se misturam.
    Louvamos o SENHOR sempre.
    Grande abraço.
    Amamos vocês.

    Responder
  • Tânia Mara Amaral
    dezembro 23, 2020 4:40 pm

    Que texto maravilhoso,cremos que nosso Deus é perfeito em tudo que faz. ????????

    Responder
  • Erinalda oliveira
    dezembro 23, 2020 6:04 pm

    Feliz Natal
    Feliz Ano Novo
    Que Deus possa te abençoar e te fortalecer mais e mais nesse novo ano que está se aproximando.Abraços

    Responder
  • Marinalva Santos Lisboa Bessa
    dezembro 23, 2020 6:41 pm

    Lindo texto Zelene querida, FELIZ NATAL e que 2021 seja um ano de esperança, de cura para o mundo e que Deus fortaleça vc e os seus a cada dia. “TUDO PASSA”????????????????

    Responder
    • Amém minha querida! Que venha um ano sem sofrimento e que venha a cura para a pandemia! Que Deus nos ajude a esperar nEle. Somente nEle! Feliz Natal e um 2021 com muitas alegrias! Bjos

      Responder
  • Claudia Evangelista
    dezembro 23, 2020 8:18 pm

    Lindo texto querida Zelene, suas palavras nos embala e a transmissão da mensagem é recebida de forma suave e altruíta, que o Cristo Consolador enxugue todas as suas lágrimas!

    Responder
  • LENY GURGEL TAGLIARINI
    dezembro 23, 2020 11:45 pm

    Querida Zelene,mais uma reflexão abençoada! Você nos conforta
    muito com seus textos.Muito diferente daqueles que não teem Jesus como Salvador.Nossa esperança está na vida eterna, no céu

    Responder
    • Own minha irmã, se estou em pé é porque minha força está em Cristo. Muita tristeza nestes dias, mas a esperança em Jesus não pode morrer! Feliz Natal! Bjos

      Responder
  • Bela reflexão ! A visão que Cristo nos dá nos ajuda a enxergar esperança, apesar dos tempos difíceis ! Glória a Deus! Fique com o nosso carinho , querida irmã! Um natal de paz e um ano novo cheio de esperança ! ❤️❤️❤️????????????????????????

    Responder
    • Obrigada Lara querida! Só a esperança em Jesus nos conforta neste momento de tristeza! Feliz Natal pra você e sua família!Feliz 2021! Bjos

      Responder
  • Linda reflexão, Zelene! Que Deus a abençoe!!

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Menu