Lista de Desejos

“Ele fez tudo apropriado a seu tempo. Também pôs no coração do homem o anseio pela eternidade;…” Eclesiastes 3.11

Estes dias, minha irmã encontrou nas coisas da sua neta a lista de desejos que ilustra meu texto. Seguem os itens da lista: 1. Ser uma boa cantora. 2. Fazer parte de um filme. 3.Ter uma fantasia da Audrey dos “Descendentes”. (Pesquisei esse desejo: Descendentes é um filme sobre os filhos dos personagens dos contos infantis da Disney. Audrey é filha de Aurora e Phillip, personagens do conto “A Bela Adormecida” e sua fantasia é rosa e azul, uma referência a roupa da mãe.) 4. Fazer músicas famosas. 5. Ir ao céu encontrar Jesus. Simples assim. Não sei se ela já atualizou a lista, mas penso que se atualizasse, hoje, ela pediria um tempinho a mais no Tablet e a cura da Covid-19.

Quem de nós, pais, nunca quis atender a todos os desejos dos nossos filhos, sejam crianças, adolescentes ou mesmo quando já são adultos? Muitas vezes, chegamos a nos endividar e fazemos concessões a nós mesmos, para ver nossos filhos felizes. E as listas não têm fim. Nem bem você os presenteia com algo novo, outro item é acrescentado. E lá vai você comprometer seu cartão de crédito, seu orçamento apertado, seu salário ou sua poupança.

Lemos, em 1 Reis 3:1-15, que o sábio Salomão, filho do rei Davi, teve a oportunidade de fazer uma enorme lista de desejos quando assumiu o trono e Deus lhe perguntou, em sonhos, o que ele desejava. Salomão, humildemente, se considerou como uma criança inexperiente, preocupado com a responsabilidade de conduzir um grande povo, tão numeroso que não se podia contar. Então, pede sabedoria e discernimento para governar.

Como seria bom se nossos desejos fossem sábios como os de Salomão, ou simples como os da minha sobrinha neta. Mas, infelizmente, nossa lista não tem fim. Acredito que Deus ouve, pacientemente, tudo aquilo que pedimos, muitas vezes, penso, “abanando” a cabeça e vendo que aquilo não vai nos fazer bem. Outras vezes, Ele deve chorar conosco porque pedimos, desesperadamente, alguma coisa e Ele sabe que o melhor é nos privar momentaneamente do que estamos desejando.

Creio, nos últimos tempos, que o desejo coletivo tem sido por cura. São tantos os pedidos que nos chegam e a maioria, senão todos, são por saúde, imunidade, cura, melhora, consolo, uma vaga em um leito hospitalar ou na UTI. E, ainda, outras vezes, por remédios que estão se acabando nos hospitais e pelos profissionais da saúde que estão exaustos e, muitas vezes, doentes, física e emocionalmente. Nossa lista de desejos supérfluos ficou de lado para dar lugar a uma imensa lista de oração.

Pensando nos desejos da minha sobrinha neta, também, gostaria de ser uma boa cantora, mas esse dom, infelizmente, não me foi dado, embora seja uma grande amante da música. Já fiz parte de muitos filmes, nenhum profissional, claro, mas tenho deixado lembranças gravadas para a posteridade. Não sou compositora, mas consigo escrever alguns textos que, muitas vezes, vêm do fundo da alma. A fantasia da Audrey vou deixar passar, porque não tenho mais idade para isso. Mas, o último desejo da lista é, também, o mesmo que eu anseio! Que maravilha se todos os pais se espelhassem nesse exemplo, criando seus filhos com o anseio pelo céu! Com certeza teríamos esperança de um mundo melhor.

Que, a exemplo de uma criança, possamos, com sabedoria, finalizar nossas ambições com a melhor das escolhas: o anseio pela eternidade que, certamente, um dia se realizará para aqueles que vivem olhando para o alto, agradecendo, louvando e adorando o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, em toda e qualquer situação!

Zelene Reis

Post anterior
Meu pai é minha alma gêmea
Próximo post
Voltando para agradecer

42 Comentários. Deixe novo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Menu