Memórias

“Quero trazer à memória o que pode me dar esperança.” Lamentações 3.21

Há muitos anos criei o hábito de carregar um caderno para anotar os sermões, quem está ministrando a Palavra, os eventos marcantes da semana e, mesmo em reuniões formais e informais, anotar quem está presente e os assuntos tratados. Praticamente um relatório ambulante. Este hábito ajudou muito nas falhas das minhas memórias e, também, já serviu de referência para outras irmãs e irmãos.

Hoje estou encerrando um caderno que abrangeu 3 anos. Começou em setembro de 2019, passou por 2020 e terminou agora, em março de 2021. Ele sempre será a minha memória mais marcante e dolorida, mas também, contará que a história da nossa vida está sempre em andamento, não importa quanto doam os passos que precisamos dar.

Em setembro de 2019 eu estava anotando os cultos na igreja, as reuniões de oração, os congressos e encontros festivos e, quando chegou fevereiro de 2020, com as igrejas fechadas, comecei a anotar os cultos e estudos bíblicos online em casa, as famosas lives que vieram para ficar. Então, chegou o dia 8 de maio quando escrevi a frase: “Homero na UTI”. Ponto final. Não tive condições de assistir e nem anotar mais nada, até o dia que, em outra cidade, no meio da pandemia, indo tocar piano na live da minha nova igreja, resolvi abrir meu caderno e fazer uma divisória. Coloquei um clip enorme segurando as páginas que continham as memórias anteriores e dobrei a folha seguinte em branco. Recomecei a escrever no dia 26 de julho e, agora, no começo de março, encerrei vitoriosamente, em Cristo, páginas que refletem uma transição e uma lenta caminhada de dor, aprendizado e esperança.

Creio que nossa vida é assim. Algumas letras escritas numa folha em branco que, em determinados momentos, como em um eletrocardiograma, os riscos e rabiscos ficam maiores, mais desordenados, mostrando que nosso coração continua batendo, às vezes, descompassado, mais acelerado, ou então devagar, quase parando, para depois voltar ao normal e continuar no ritmo certo.

Meu caderno, assim como minha vida, reflete que o que foi escrito com minha letra (que só eu consigo entender) e, às vezes, nem eu mesma consigo decifrar a palavra que foi escrita apressadamente, para não perder a ideia ou a citação do momento. Nesse caso, preciso olhar o contexto para que tudo se torne claro.

Agora já consegui tirar o clip e soltar as folhas que contaram um tempo que começou normal, no ritmo certo da vida, na sequência esperada dos dias que se seguiriam e, depois, num ritmo lento, foi escrito em casa, observando as mudanças, ainda na expectativa de que tudo passaria rápido e a vida estaria nos eixos. Mas, nas folhas seguintes, o ritmo acelerou, a respiração ficou difícil e veio o ponto final. Uma breve pausa, um tempo para tentar entender o contexto e esperar o coração se aquietar.

 

Agora, a história continuará em outras páginas que, em breve, se encherão com sermões, reuniões, planejamentos e, se Deus permitir, se manterá no ritmo certo, sem letras borradas e sem pontos finais aterradores. Hoje, entendo, creio e confio que minha história já foi escrita e que posso ler nas páginas do passado o cuidado e amor nos momentos dos descompassos do coração. O presente continua sob a mesma proteção, sob a maravilhosa mão Daquele que pode colocar o ponto final, com mansidão, com amor e com o bendito chamado: Venha para casa! A Ele toda a honra e o louvor!

 

Zelene Reis

Post anterior
Um lugar à mesa
Próximo post
Tudo passa

36 Comentários. Deixe novo

  • Lindo prima. Já está conseguindo caminhar com mais serenidadeDeus contigo está. ♥️????????????????

    Responder
    • Sim prima! Começando a clarear os dias, ter mais tranquilidade. Ainda com muita saudade, mas com esperança! Bjos

      Responder
  • Amém ???????? Linda mensagem.
    Que Deus te abençoe e te ajude cada dia mais.

    Responder
  • Mais um texto lindo que nos ajuda a sentir um pouco de consolo e ter a certeza da presença de Deus nesse deserto.
    Obrigada,minha irmã

    Responder
    • Oh Emília querida, minha companheira nestes dias escuros! Graças a Deus que o conforto vai chegando, vamos começando a reagir. Só a saudade que não passa! Bjos

      Responder
  • Amo e admiro sua força ❤️???? texto maravilhoso ❤️

    Responder
  • Muito bom! ????????

    Responder
  • JOSE ANTONIO VOGEL
    março 8, 2021 10:47 am

    Bom dia Zelene. O texto transmite uma tranquilidade em seu coração. Fiquei Feliz.Deus abençoe!

    Responder
  • ????????❤️❤️❤️

    Responder
  • Selma Leonora Almeida
    março 8, 2021 11:09 am

    Muito bom, mesmo!????????

    Responder
  • Mais uma vez suas palavras trazendo conforto ao meu coração já cicatrizado, mas que insiste em doer!
    Deus te abençoe cada vez mais, querida ❤️

    Responder
    • Oh amiga. Não tem um dia que eu não me lembre de você e da sua perda! Acho que essa dor nunca passa! Que o Senhor nos console! Bjos

      Responder
  • Zelene, como é bom ver o agir de Deus te fortalecendo.Deus é mto bom!

    Responder
  • Que benção de texto, cunhadinha querida!
    Quão profundo e inspirador é!
    Senhor, como é lindo ver Seu trabalhar em nossas vidas, respeitando nossas personalidades e com Seu grande amor, com doçura, sem invasão, respeitando o tempo de cada um, vai tratando com Seu poderoso lenitivo, fechando a ferida (sabemos q a marca fica pois todas as memórias ficarão guardadas no nosso ❤️) mas nos dando alento, razão para continuarmos nossa jornada e novamente Sua luz brilhando em nós e por nós para sermos testemunhas do Seu poder e mostrando que o nosso tudo é o Senhor e no Senhor nossa alegria é devolvida até o Senhor nos chamar também!
    Com voce sempre Zelene, mesmo à distância! ❤️????????????????

    Responder
    • Obrigada Diná, cunhada querida, que me dá tanta força. Vamos passando pelas provações e vamos aprendendo e crescendo, porque o Senhor nos sustenta! Bjos

      Responder
  • Maravilhoso texto! Peço a Deus que continue a te iluminar pra que muitos e muitos cadernos sejam preenchidos e vc possa transcrever com testemunhos de vida, fé e esperança ❣️Deus a proteja ????????????????????????❤️????????

    Responder
    • Amém! Obrigada querida! Se Deus quiser continuarei anotando e escrevendo novas experiências, se Deus permitir, mais tranquilas! Bjos

      Responder
  • Zelene querida!
    Sinto você mais tranquila, serena.
    Como sempre seu texto é marcado pela fé e pela paz que só o Senhor pode nos dar.
    Que venham muitos motivos para anotações boas, sem clips, com essa coragem que se revelou em você que de frágil não tem nada. Sim! Porque Jesus é a sua força. Deus seja louvado.????????????

    Responder
  • Que lindo, Dona Zelene! Deus a abençoe e a sustente. Muito bom ler seus textos cheios de fé!
    Muitas saudades
    Beijos

    Responder
  • Élida Gomes Leite Fel8x
    março 9, 2021 3:16 pm

    …. e como lembro desse caderno!!!
    Quantas vezes recorremos ao “caderno da Zelene” para que ela nos lembrasse de eventos acontecidos, reuniões e por incrível que pareça, saber quem tinha participado……! Memórias, memórias e memórias!!! Minha querida irmã que Deus continue te fortalecendo nessa difícil travessia e que estejas confiante que ê o bom Pastor que está te guiando pela sua bondosa mão .
    Texto maravilhoso, como sempre.
    Que Deus te inspire e te abençoe cada vez mais.
    Saudades!!!

    Responder
    • Élida, minha amiga, que saudades!! Como foram bons os tempos que passamos juntas em tantas atividades, viagens e reuniões! Serão minhas gratas memórias! Um bjo querida

      Responder
  • Amém. Pra mim cada texto desse é um aprendizado. Muito bom!!!
    Um abraço e que Deus continue abençoando!

    Responder
  • LENY GURGEL TAGLIARINI
    março 15, 2021 5:48 pm

    Mais uma reflexão maravilhosa.Mais uma vez fiquei com meu coração apertado.Graças a Deus consigo sentir que vc está mais serena.Oro diariamente por todos que perderam seus queridos, nunca me esqueço de vc e sua família.Louvo a Deus por sua fé e pela paz que vc nos transmite.Minha oração é pra que o Senhor renove sua fé todos os dias ????

    Responder
    • Amém Leny, minha irmã! Obrigada pelas orações e carinho! Tenho tentado seguir em frente! Deu no controle sempre! Bjos

      Responder
  • Eu amo ler os seus textos. Me trazem conforto e esperança…

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Menu