“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.” Eclesiastes 3:1
Hoje faz 9 meses que você nos deixou. Nos primeiros dias de agonia, de dor intensa, conversei com alguém muito próximo e que também tinha passado por um luto parecido com o meu e conhecia muito bem o que eu e minha família estávamos passando. Perguntei a ele: “Será que isso passa um dia? Só com o tempo?” E ele me disse: “O tempo e o Senhor!”
Gravei muito bem estas palavras e estou esperando o tempo passar porque eu tenho o Senhor comigo. De outra forma, não estaria aguentando viver este momento. O tempo vai passando, mas a dor, apesar de ainda latejar, começa a dar uma trégua. No Livro de Eclesiastes, o sábio Salomão diz que, entre os tempos da vida, há “tempo de rir e tempo de chorar” (Eclesiastes 3:4a). Então, ainda é o tempo de chorar que estou vivendo, apesar de começar a ver um vislumbre de esperança, de resignação e de aceitação que começa a despontar, tirando um pouco do peso e da escuridão do luto.
Já passou o Natal, o Ano Novo e 2020 virou a página. Janeiro passou como um raio. Quando todos queriam que o ano pandêmico acabasse, para que a esperança se renovasse, eu ainda me apegava ao último ano do começo de uma nova vida de desespero e solidão. Parecia que, se ainda eu estivesse em 2020, me agarraria ao começo, aos primeiros meses em que tive meu marido comigo. Mas o ano e ele se foram… e agora resta pedir ao Senhor que traga esperança para os tempos vindouros, porque a tristeza ainda não dá trégua. Algumas vezes ela sai dar uma volta e, quando penso que ela me esqueceu, lá vem ela, trazendo lembranças e desencadeando memórias que despertam o choro e a dor.
Então, chego à conclusão de que, assim como as estações se sucedem trazendo suas peculiaridades, o luto também tem suas fases. Se onde moro agora, vivo as quatro estações, às vezes, no mesmo dia, assim também, vivo as fases do luto quase sempre ao mesmo tempo. Cada uma carregada de singularidade: uma hora trazendo culpa, outra trazendo dor ou negação e depois aceitação e paz, para logo o ciclo se repetir. E assim, vou esperando que o tempo amenize todas elas.
A frase tão verdadeira: “Só o tempo e o Senhor”, faz com que eu me apegue ainda mais a quem pode fazer com que o tempo passe, aplacando a dor, diminuindo as lembranças amargas e trazendo paz ao meu coração. Alguém já me disse que o luto nessa pandemia é atípico, carregado de memórias trágicas e o tempo ainda vai ser longo para acalmar o coração. Vai melhorar, vai aplacar, mas nunca vai apagar da memória os dias duros de muita luta, susto, doença, solidão e dor.
Assim eu oro: “Senhor do tempo e da cura das memórias e feridas abertas, Senhor da paz e da alegria, faça com que o tempo traga esperança, segurança e, se possível, apague ou, como em uma velha aquarela, embace as lembranças que trazem dor e que chegue o tempo da saudade boa e das lembranças alegres. E que em breve venham dias que eu possa dizer: o tempo do Senhor chegou! Amém!”
Zelene Reis
46 Comentários. Deixe novo
Amiga, que texto lindo e tocante! Que o Senhor derrame uma chuva de bençãos em vc e sua família! ????????????????????????❣️????????????????
Amém! ????
Amém minha irmã querida! Bjos
Amém Celina, minha amiga de todos os momentos! Obrigada pelo consolo! Bjos
Amém!!!????????
Own minha irmã! Que esse momento de angústia passe logo! Bjos
Ainda é como um sonho ruim que a gente tem pressa para acordar.
O Senhor encharque seu coração com graça.
Saudades❤
Verdade minha amiga! Um pesadelo difícil de enfrentar. Só o Senhor mesmo! Vai melhorar, se Deus quiser! Bjo
Amém! ????????
Amém irmão! Deus conosco! Bjo
Minha querida! Que texto lindo!
Sei que é difícil porque acompanho , de longe, a sua caminhada mas não sei o tamanho da dificuldade. O que sei é que você é uma abençoada do Senhor e que Ele cuida de você. Sim! Está passando. Vai passar. O tempo do Senhor não vai demorar a chegar! Essa é a minha oração. Em nome de Jesus ????????????
Amém Naná querida! Sei que Deus tem ouvido as orações dos seus santos e por isso continuo caminhando. Com tristeza ainda, mas já sentindo o consolo e amor de Deus! Bjos
Muito lindo o texto, mas Deus vai te dar o consolo necessário, ele te ama.????????????????
Amém prima! Estou sendo consolada, mas sei que ainda vai tempo! Bjos
Amém ????
????????????????
Amém amiga! Obrigada! Bjos
Querida Zelene, agora, acompanhando de perto a trajetória de vcs, percebo, com gratidão, que o socorro tem vindo do Senhor em suas vidas. Ele é a nossa Rocha, nosso Bom Pastor, que tem enxugado dos seus olhos as lágrimas. Seguimos juntas, queridas! Conte sempre comigo, com a minha família, e com as nossas orações. Deus tem ouvido!
Tudo passa, mas ficarão as boas lembranças desse servo abençoado e amado pelo Senhor. Bjo grande pra vc.
Amém prima querida!Só tenho a agradecer por tamanho carinho e acolhida que você e sua família me deram! Obrigada por tudo! Bjos
Que texto arrepiante!!!
Nao consegui encontrar uma palavra melhor, pois, até agora, estou arrepiada e tocada, é claro!
O tempo é remédio pra muitas coisas, mas…o SENHOR é quem cura, liberta e restaura!
“No tempo do SENHOR”, vai acontecer!
Deus seja a sua fortaleza em tempos escuros e sombrios…
Deus te abençoe e faça resplandecer o seu rosto sobre ti e te dê a paz!
Amém minha irã querida! Só o dono do tempo pra amenizar as nossas dores! É com essa esperança que eu sigo em frente! Bjos
Lindo ????????????
Triste e verdadeiro! Só o Senhor do tempo! ????
Que lindo adorei o seu texto ! E sei o que você está passando! Saudade dói muito ????
Obrigada querida! Muito difícil mesmo! Só o tempo e o Senhor! Bjos
Querida irmã, louvo a Deus pela fé que vc têm, em esperar no Senhor do tempo, o acalmar desta triste fase.
Amém Zeneide, irmã querida que tem dado tanto suporte neste tempo de agonia! Obrigada por tudo! Bjos
Sempre lindo e tocante seus textos minha querida! Sempre digo que vc nos faz sentir o que vc tem vivido. O tempo de Deus em breve virá, e trará com ele só as boas lembranças. Esse é o meu desejo para você! Beijos no coração!❤
Amém Cíntia! Obrigada pelo carinho e conforto neste tempo difícil! Bjos querida
Tia, meu desejo é que o Senhor use o tempo para consolar e fortalecer o seu coração. E que em todo o tempo a senhora continue inspirada para testemunhar e confortar tantas vidas, através dos seus textos e da sua música.
Abraço apertado!!!
Amém Pri linda! Que o Senhor me ajude e me inspire nestes momentos de tanta tristeza! Obrigada querida! bjos
O tempo tem passado e vai passar, mas o Senhor nunca passará, essa e a nossa esperança, no luto, na vida! Abraço
Amém minha irmã! Esta é a nossa esperança! Bjo
Minha irmã Zelene!
Que saudade de você! Que Deus a console e lhe dê forças para proseguir!
Abraço!!!
Saudades imensas Reginas! Amo muito você e sinto sua falta! Amém minha irmã! bjo
Tive que conter as lágrimas minha preciosa irmã, suas palavras como sempre bem colocadas nos envolve num misto de dor, fé e esperança de quê dias melhores virão sob a poderosa ordem daquele que detêm todas as coisas, um grande abraço e saiba que seus textos são preciossímos!
Obrigada Cláudia, irmã amada! Obrigada pela força e carinho! Obrigada pelas orações! Que Deus continue nos fortalecendo! Bjo
Minha amada irmã, que texto lindo , que Deus continue consolando… Sds
Obrigada Hélbia! Não me esqueço de você! Amizade preciosa que deixou muita saudade! Bjo
Amém!
Oh querida!Obrigada! Bjos
❤️❤️ que dor é essa que não nos abandona!!! Hj mesmo, por coincidência sonhei com minha avó, já doente, fraquinha. Em outros sonhos ela está forte e cheia de vida como sempre foi! E a gente acorda e a vida tem que seguir!!!❤️❤️????????
Lia, hoje acordei pensando nisso. É difícil até levantar da cama. Tenho que respirar fundo e tentar conter o choro e a tristeza de saber que é mais um dia de solidão! Mas Deus me consola e sigo em frente. Não é fácil! Que Deus nos ajude! Bjos
Amém, só o tempo e o Sr????????????????
Amém minha amiga! O tempo vai chegar! Aleluia!
Hoje, consegui tirar um tempo para colocar as leituras em dia. Que benção e que conforto para a minha alma! Obrigada Zelene.
Obrigada querida! Que Deus te abençoe e te dê forças nestes dias difíceis! Bjos