“O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade.” Provérbios 17.17
Sempre tive muitos amigos. Amigos chegados e sinceros. Na minha dura provação me espantei com o círculo de amizade que conquistamos (eu e Homero) ao longo da nossa vida. Alguns mais amigos dele, outros mais amigos meus, mas muitos amigos que fizeram história conosco. Hoje tenho colhido os frutos dessas preciosas amizades. Quando o Homero faleceu fiquei sabendo de tantas coisas que ele fez para tantas pessoas, que eu nem imaginava. Outros me escreviam ou ligavam para lembrar da nossa hospitalidade, sempre com a mesa posta, com o coração alegre, com desprendimento e carinho. Lançamos sementes ao longo dos anos que, hoje, brotam perto e longe.
Mesmo em tempos de pandemia, cumprimentos desajeitados, abraços distantes, muitos amigos abriram as portas de suas casas para um almoço ao ar livre, um café numa mesa imensa, com distância segura, conversas de longe, mas de olho no olho, choros e risos, companheirismo e a lembrança de que a amizade sempre permanece, mesmo nos vendo tão pouco. E não faltou gratidão pelos laços que ficaram pelos anos de convivência com quem não media esforços para estar perto e ajudar a quem precisasse em qualquer hora ou lugar.
Estes dias fiquei hospedada na casa de um casal, amigos de anos, que foram encorajados por nós a namorar e depois fomos seus padrinhos de casamento. Foi uma bênção. Muito choro, muito riso, além de mãos que trouxeram cura num momento crucial e muitas e muitas comodidades que chegaram a constranger. Estava brincando com minha amiga sobre passar mais uns dias na mordomia, pois foram momentos que tiraram um pouco a sombra da tristeza e, apesar do choro compartilhado, também, tivemos muitas alegrias para celebrar.
Numa de nossas inúmeras conversas, minha amiga me contou que quando passeava com a mãe, já idosa, ela dizia: “gosto de viajar com você porque você não precisa pagar os pedágios da estrada e sempre passa direto”. Sua mãe não entendia bem o conceito do “Sem Parar” (cobrança automática) e não sabia que, mais tarde, viria a conta de todas as andanças das duas pelas estradas da vida. Gostei tanto da ideia que brinquei que ficaria mais uns dias em sua casa, porque onde íamos ela assinava uma nota, passava no caixa sem me deixar nem encostar para ver o valor da conta, e quando eu menos esperava, lá vinha ela carregada de frutas, doces, chocolates e tantas coisas para deixar as visitas mal acostumadas. Me senti com passe livre, aproveitando a brisa da estrada, com todos os pedágios pagos.
Isso me levou a meditar na minha vida com Deus. Como é bom que o caminhar com o Senhor é uma vida sem pedágios. Apesar das estradas à nossa frente terem curvas, lombadas, buracos no asfalto mal cuidado, pontes perigosas e desvios que não esperávamos, mesmo assim, nosso pedágio é livre. Quando Cristo veio a esse mundo, Ele pagou com sua morte, por todas as nossas topadas e caminhadas, nem sempre corretas ou seguras, mas, através do seu perdão, nos deu acesso, com passe livre, ao final da viagem que acabará numa vida sem sofrimento, sem más lembranças e sem dores.
Que sejamos eternamente gratos pela caminhada segura rumo ao nosso destino eterno.
Zelene Reis
34 Comentários. Deixe novo
Zelene, amei seu texto.
Deus nos tem abençoado muito nas estradas que percorremos.
Amigos,nosso maior patrimônio!
Verdade irmã querida! Amigos e família são o nosso patrimônio! Não sei como seria se não fossem vocês! Obrigada por tudo! Bjo
Amém, que texto lindo! Que o nosso coração seja sempre grato as Senhor.
Obrigada querida! É assim que Deus nos quer. Com o coração sempre agradecido, porque são muitas bênçãos recebidas! Bjos
Que texto lindo!
Saudades da senhora! ❤️
Obrigada querida irmã! Deus te abençoe! Bjos
Lindo texto Zelene querida. Me vi um pouco nele! Como sempre digo, seu jeito de escrever me leva a “ver” o que escreve e isso é muito bom! Vi aqui tantas coisas boas! A melhor de todas foi que vi você rindo, vi você como você é! Louvo a Deus por sua vida e tudo o que nela contém.
Deus é Maravilhoso!
“Deus é perfeito, incomparável! Deus é tão bom …”
Lembrando desse hino vejo você tocando, cantando e regendo.
Eita… que saudade…
Naná querida, você está sempre em minhas lembranças e orações. Foram tantos momentos marcantes, antes, durante e depois. Agora, mesmo longe, com algumas breves visitas, me sinto feliz porque nossa amizade se mantem firme e forte e assim será para sempre! Bjos
dona Zelene em suas palavras consegui captar momentos de alegria de sorrisos, como maravilhoso é as misericórdias do Nosso Deus que renovam nossas forças .um grande beijo minha amiga
Amém Brenda! Deus tem renovado as minhas forças através de tantos irmãos e amigos e as orações tem subido aos céus! Bjos
Que benção colher essas bençãos Zelene querida. Aleluia! Glória a Deus! Que delícia ler textos que me inspiram na carreira cristã a semear amor, ser hospitaleira e a servir sem a intenção de receber nada em troca, mas a fazer tudo como sendo feito para o Senhor!
Amém minha prima! Deus nos abençoa em tudo que fazemos! Por isso que sempre possamos semear o bem! Bjos querida
Lindo!!!!
Amém Thais! Bjo
Deus continue a te abençoar, querida ❤️
Amém minha amiga! Que Deus nos ajude! Bjo
Lindo! Lindo ! Lindo !!!
Obrigada Karina querida! Saudades! Bjos
Amém!
Obrigada meu irmão! Bjos
Puxa Zelene. A Naná tem razão. A gente consegue ver o que foi escrito
E é muito difícil não chorar pois sentimos como é verdade o que estáno texto. Um forte abraço.
José Antonio Vogel
Own Zé! Que saudades do tempo que vivemos juntos em Ourinhos! Não tem como esquecer! Bjo
Lindo texto! Que Deus continue te inspirando com estas mensagens que nos trazem à memória aquilo que nós da esperança!
Amém meu irmão! Bjos
Lindo! Lindo!
Que nossa estrada, seja de eterna GRATIDÃO.
Grande abraço.
Saudades.
Amém Sônia querida! Bjo!
Amém!
Obrigada mi ha irmã querida! Bjos
Oh, Deus, como é grande a Sua bondade!
Não tem como não se emocionar, Zelene. Quem conheceu e pode conviver com vcs, sabe como são verdadeiras essas palavras e situações descritas.
Vocês sempre foram benção para todos ao redor.. fossem chegados ou não. Sempre serviram ao Senhor com muita alegria, portanto, boa colheita minha querida!
Que os frutos dessa dessa dedicação… amizade sincera, e do amor que sempre dispensaram ao próximo, sejam cada ano melhor… mais robustos, lindos e doces. Amo vc, querida!
Prima querida, obrigada pelo carinho! Deus tem sido generoso para comigo e colocado amigos e família para me ajudarem nestes tempos difíceis! Amo você e agradeço pela acolhida e pela paciência comigo! Bjos
Benção pra minha vida, tudo que vc escreve.Deus derrame muitas bençãos sobre você e toda família ????
Amém querida! Deus te abençoe! Obrigada pelo carinho! Bj
Texto maravilhoso!!! ????♥️
Leitura que nos faz viajar nas lembranças!! ????
Amém.