Raios de sol

“Mas para vós outros que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, trazendo salvação nas suas asas.” Malaquias 4.2a

No final de 2017 eu me encontrava desanimada, pois tinha sido um ano difícil para minha família. Num domingo, após a Escola Dominical, sentei-me no banco da Telhoça (um espaço anexo ao templo), e fiquei observando uma das crianças da igreja brincar com os raios de sol que atravessavam pelas frestas do telhado. Ela pulava feliz, tentando apanhar os raios com seus pezinhos calçados num lindo sapato brilhante. Enquanto a observava, fiquei pensando nos meus próprios raios de sol que tentei perseguir no ano que estava se acabando. E foram muitos. Brilharam de todas as formas e, mesmo sem muitas perspectivas para 2018, olhei para trás, respirei fundo e me perguntei agradecida: como cheguei até aqui? Ah…não fosse o Senhor que esteve ao meu lado. (Sl 124: 1a)

Agora, fazendo uma retrospectiva do ano que se findou, penso que reclamei por pouca coisa dos anos que se passaram. Eles foram difíceis sim, porém, como eu poderia imaginar que 2020 seria trágico? Creio que não só eu, mas muitas pessoas, também, estão tentando entender um ano tão complicado, em tantos sentidos. E quanto mais o tempo passa, mais pesados os dias se tornam e vamos arrastando nossas angústias, medos e ansiedades. Talvez algumas pessoas estejam indagando, assim como eu, anos atrás: “que ano foi esse?” Com gratidão muitos vão dizer: “que bom que está terminando e estamos vencendo, estamos vivos, estamos com saúde”. Mas a realidade, no meu caso e de tantos outros ao redor do mundo, é que o céu continua nublado, porque o luto escurece o olhar e embaça a visão.

Mas, relendo o texto que escrevi para a criança da igreja, na época tão pequenina, me lembrei agradecida dos raios de sol que têm dissipado meus dias cinzas e que brilharam mesmo durante as densas trevas.  Quando a tragédia aconteceu, eles chegaram em forma de flores (vindas de vários lugares), de comida em abundância, de ajuda material e emocional e de ligações que nos aliviaram quando não conseguíamos tomar decisões na hora mais dura. E, também, por meio de acolhimento, solidariedade e lágrimas compartilhadas. Agora, eles entram pelas frestas da tristeza, iluminando meu pesar. Chegam através de mãos estendidas, de mensagens, de oração, de cura, de proteção e livramentos. Em todo o tempo a boa mão Senhor move os corações de amigos, família e irmãos para inundarem meus dias com calor e amor.

Concluo, agradecendo a Cristo, o Sol que me sustenta e aquece os dias frios de saudade e solidão. A Sua presença me ensina a viver com esperança, paciência e gratidão, pois sei que o Seu amor e cuidado continuarão entrando pelas frestas da minha vida, me sustentando nos dias frios e solitários, me levantando depois da queda, me amando mesmo depois da falta de fé, me perdoando pelos inúmeros porquês e, finalmente, me levando para um lugar onde o sol nunca se põem e onde vou desfrutar do Seu amor eternamente.

Que hoje e sempre, Cristo, o Sol da Justiça, seja a minha fonte de amor, consolo e alegria!

Zelene Reis

Post anterior
Esperança para 2021
Próximo post
“Lámigras”

32 Comentários. Deixe novo

  • Não tein né o que falar nos comentários você falou tudo Cristo, o sol da justiça só ele para nós dar força o dia a dia

    Responder
  • Amém, querida????
    Mais uma vez suas palavras me fazem refletir sobre o consolo e o conforto que só o SENHOR pode dar. Deus continue abençoando sua vida e família!

    Responder
  • “Sol da minha alma és tu Senhor; noite não há se perto estás “

    Responder
  • Regina Noberta
    janeiro 6, 2021 9:59 am

    Jesus é os raios de sol que ilumina à vida de todos nós, e, principalmente, dos que estão passando pelo vale da sombra da morte, com diz Davi no salmo 23. O Senhor é contigo, irmã Zelene. Que o sol da justiça seja por ti e clarei seus dias e te faça baluarte, força em meio a fraqueza e te dê a paz.
    Linda mensagem

    Responder
  • Edineia de Almeida
    janeiro 6, 2021 10:06 am

    Que os raios de sol continuem acalentando seu coração e os nossos também! Nosso Deus é tão maravilhoso e hoje estou pensando com sua reflexão o quanto esses raios de sol tem me abençoado! Por isso sempre penso com imensa gratidão como é maravilhoso ter nosso Deus nessas horas que imaginamos sempre ser as piores! Deus te cubra de bênçãos!

    Responder
    • Verdade minha irmã! Ele nos sustenta e nos guia nas horas mais tenebrosas! Por isso temos que sempre agradecer! Bjos

      Responder
  • Querida irmã,Deus conosco,em dias de sol e em dias nublados!
    Que Ele te fortaleça!

    Responder
  • Minha querida amiga! Mulher de fé, forte e frágil… Uma poetisa! Lindo seu texto! Impossível não se emocionar. Oro por você, para que o sol brilhe e dissipe, com seus raios, tudo o que há de cinzento no seu olhar e no seu coração.
    Que Deus continue a te abençoar e a te sustentar ????????????

    Responder
  • Laís Duarte Santos Lobo Ribeiro
    janeiro 6, 2021 11:33 am

    Minha querida o seu Sol nunca deixará de brilhar , mesmo em dias nublados, ele está lá majestoso por de trás das nuvens. “Jesus te Ilumine sempre “. Bjs ????????????❤️

    Responder
  • GILBERTO JOSE SANTOS LISBOA
    janeiro 6, 2021 11:42 am

    Que o sol chamado Jesus Cristo seja a luz a aquecer nosso Espírito e nossa caminhada em 2021…Graça e Paz

    Responder
  • Amém!

    Responder
  • Texto maravilhoso!!!

    Responder
  • Cintia Gimenes
    janeiro 6, 2021 4:09 pm

    Ah Zelene querida, como não se emocionar com os seus textos que nos levam a uma reflexão imensa de como temos vivido e sobre o que murmuramos. Você é um exemplo de força e fé, mesmo diante de tamanha dor que tem enfrentado! Que Deus te conforte cada dia mais e mais. Beijos no coração!

    Responder
    • Obrigada minha querida amiga! Só passando pelo vale escuro pra termos a dimensão do amor de Deus por nós! Muita gratidão pelo cuidado! Obrigada pelo carinho!

      Responder
  • Francilene Fontes de Sousa
    janeiro 6, 2021 7:53 pm

    Amém!

    Responder
  • Jilmara Cachoni
    janeiro 6, 2021 9:35 pm

    Texto maravilhoso

    Responder
  • LENY GURGEL TAGLIARINI
    janeiro 6, 2021 9:54 pm

    Benção de texto, que Jesus continue iluminando seus dias!!!

    Responder
  • Seus textos são delicados e cheios de luz. Perdi minha irmã pro covid e foi buscando por respostas, te achei aqui. Foi duro porque éramos quatro e agora três. Não temos mais ninguém. Nosso Natal sentia a falta da casa cheia, mas éramos tao agradecidos por estarmos todos juntos. Minha irmã sempre perguntava se estaríamos todos juntos no próximo ano, pois meu pais são idosos. E infelizmente ano passado ela não mais estava entre nós. O Natal perdeu o sentido para nós. Não tive apoio e Deus me colocou de pé para conseguir cuidar dos meus pais e de tudo. Me sinto muito só. Ela era tudo pra mim. Imaginar que ela não estará comigo quando meus pais se forem e o futuro sem ela. É terrível. Onde vou e onde vou com meus pais ela sempre está em nossos corações. Em lágrimas, saudades e riso de sua lembrança. Fique com Deus. Ore por mim. Me sinto muito só.

    Responder
    • Oh Andreia, sinto tanto a sua perda. Com certeza estarei orando por você. Eu tenho meus filhos, meus netos, mas perdi o chão sem meu marido. Faz 1 ano e quase 2 meses e sinto uma falta absurda dele. Tem semanas que passo melhor, mas depois vem a tristeza novamente. É um caminho sombrio e silencioso que temos que percorrer e só Deus conhece e sabe o que sentimos no fundo do coração. Tenho buscado a Deus e achado conforto e consolo nEle. Não sei o que seria de mim sem minha família, amigos, igreja e meu Deus. A saudade é grande, em tudo que vou fazer ainda ouço a voz dele, o sorriso e o último adeus na emergência do hospital. Eu e ele doentes. Só Deus, minha amiga! Este vírus está tentando tirar a nossa paz, mas Deus vai nos ajudar a vencer e um dia nos reencontraremos com os nossos amores! Um Beijo querida. Vamos nos falando e nos consolando.

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Menu