Rir até chorar

“E disse Sara: Deus me deu motivo de riso; e todo aquele que ouvir isso vai rir-se juntamente comigo.” Gênesis 21:6

Assisti, algumas vezes, o filme “Antes de Partir”, com os lendários atores Morgan Freeman e Jack Nicholson. Os dois com câncer terminal, um deles muito rico, e o outro, um mecânico remediado, compartilham o mesmo quarto de hospital e, aos poucos, constroem uma linda amizade. O mecânico, interpretado por Morgan Freeman, tem uma lista chamada “Lista da Bota”, que são os desejos para realizar antes de morrer, ou seja, antes de bater as botas. São coisas simples, sendo um deles: “rir até chorar”. Vale a pena ver o filme. Ele trata da morte com muita sensibilidade.

Alguns dias atrás aconteceu um episódio aqui em casa que foi muito engraçado e me lembrei da Lista da Bota. Resolvi registrar o acontecimento numa pequena crônica para toda a família se divertir, afinal só tenho escrito textos tristes nestes tempos. Quando minha mãe leu, ela riu até chorar, até porque o episódio aconteceu comigo e com ela.

Vendo minha mãe sorrir, fui contagiada e rimos juntas por algum tempo. Quando ela se acalmou, até porque estava tossindo muito, ela disse: “pensei que nunca mais iria chorar de rir”. Eu pensei a mesma coisa, pois nestes meses de pandemia, enfrentamos quatro lutos na família e o vírus ainda nos assustou quando atingiu, seriamente, alguns familiares, de modo severo e preocupante.  Por isso, os dias têm sido tristes e sombrios. Temos vários conhecidos em depressão, apavorados com a saúde, com a economia e com o futuro. As notícias dos jornais só pioram o nosso humor e, então, quando acontece uma coisa tão trivial, que nos faz abrir o riso, é motivo de gratidão.

Quando o Senhor chamou meu marido, pensei que nunca mais teria motivos para sorrir nesta vida. Quando vejo as pessoas conversando despreocupadas, alegres, fico imaginando quando vou voltar a tocar a vida com naturalidade, sem a sombra da tristeza sempre pairando sobre mim. Muitas pessoas me dizem que estou indo bem, que estou lidando com a situação melhor do que poderiam supor, mas só eu sei o esforço que faço para seguir em frente, lentamente, mas sem parar.

Nunca pensei em fazer a Lista da Bota e, neste momento, se fosse fazer, alguns desejos seriam: parar de chorar, não sentir tristeza quando o dia declina, lembrar das coisas que me dão esperança, ter vontade de fazer alguma coisa que preencha o vazio que ainda sinto e, melhor ainda, ter mais episódios que me façam chorar de rir.

Dou graças a Deus que, em meio à angústia, nos traz um sopro de refrigério e, em pequenas coisas, nos dá motivos de riso e gratidão. Sara riu quando soube que ia ser mãe na velhice. Talvez tenha sido um riso de incredulidade misturado com esperança e alegria. Mas ela sorriu e deve ter sido um riso tão especial que deu ao seu filho o nome de Isaque, que quer dizer: Riso.

O que nos motivou a rir, aqui na família, foi uma confusão e um desencontro de informações, mas nos mostrou que Deus tem olhado por nós e tem nos dado dias bons e, com eles, a certeza de que estamos sendo cuidados. E, aos poucos, nosso caminhar vai ficando mais leve.

Zelene Reis

Post anterior
O melhor lugar do mundo
Próximo post
Viagens e distrações

46 Comentários. Deixe novo

  • Eu amo esse filme também dona Zelene! Graças a Deus por cada sorriso da senhora.
    Que o Senhor lhe conceda seus desejos de bota !

    Responder
  • Que o SENHOR te fortaleça cada dia mais e mais, querida ❤️

    Responder
  • Conheço o filme! Muito bom! Deus abençõe a irmã com mais momentos de risos descontraidos e que relaxem a todos da família!

    Responder
  • Muito bom! ????????

    Responder
  • Celina Monteiro
    dezembro 5, 2020 11:20 am

    Amiga, que maravilha! Eu sei q o tempo de Deus é diferente do nosso, mas vc é uma filha tão iluminada que está passando pelas tribulações e pelo luto com sabedoria e resiliência. Que Deus continue lhe abençoando e iluminando❣️ ????????????????????????????????????????????????❤️

    Responder
    • Amém minha amiga querida. Não tem sido fácil e tem dias que penso que não vou aguentar, mas daí vem o amor e sustento de Deus e me faz continuar a caminhada! ????????

      Responder
  • Thais Barbosa Rosica
    dezembro 5, 2020 11:22 am

    Louvado seja o Senhor pelo que ELE É E TEM SIDO na sua vida.Obrigada por compartilhar seus momentos que nos ajudam a permanecer firmes na fé.Bj.Zelene.

    Responder
    • Obrigada Thais querida irmã! Deus tem sido meu conforto dia e noite! Graças a Ele, já tenho muitos motivos de alegria e gratidão! bjos

      Responder
  • Priscila Carvalho
    dezembro 5, 2020 11:27 am

    Tia, que lindo texto!!!
    Meu desejo de todo o coração é que o nosso amado Deus continue te dando muitos motivos para sorrir.

    Responder
    • Amém Pri querida! Deus é maravilhoso e na hora certa tem me mostrado motivos de alegria, de riso e de gratidão! Ver vocês foi um dos motivos de alegria! Como foi bom! Bjos

      Responder
  • Que Deus continue usando sua vida e seus textos para nos abençoar.
    Te amo prima.
    Ah, quero ler sua crônica.

    Responder
    • Oh Arlene! Escrevi para o grupo da família, mas vou pensar em transformá-la,quem sabe, em outro texto! Obrigada prima! bjos

      Responder
  • Edineia de Almeida
    dezembro 5, 2020 12:10 pm

    Já assisti esse filme e realmente ele nos conforta! Que bom saber que vc sorriu ! Deus lhe dará mais momentos pra sorrir!????????????

    Responder
    • Obrigada querida Edinéia! Vamos aos poucos nos fortalecendo e Deus vai mostrando que a vida é bela e tem muitos motivos para não desistirmos! Bjo

      Responder
  • Maravilhoso!!! Precisa escrever um texto contando o episódio agora kkk

    Responder
  • Erinalda oliveira
    dezembro 5, 2020 12:27 pm

    Linda mensagem.Deus abençoe minha irmã.Abraços????

    Responder
  • Zelene, nesses dias que ficamos juntas e choramos juntas, tivemos momentos de de recordações das nossas atrapalhadas que também ri até chorar. Quero muito vocês aqui comigo, senti muita paz e até meu sono foi muito melhor. Amo muito vocês.

    Responder
    • Oh Jil, minha amiga querida. Como foi bom ficar com vocês. Rimos e choramos. Lembramos dos velhos tempos e foi muito consolador! Se Deus quiser nos encontraremos em breve novamente! Obrigada por tudo! bjos

      Responder
  • Que beleza Zelene!
    Deus conforte cada vez mais seu coração!
    Agora você tem que contar porque tanto sorriso!!!
    Kkkkkkk fiquei curiosa!!!!

    Responder
  • Também fiquei curiosa e com vontade de sorrir junto com vocês….rsrsrsd

    Responder
  • Minha amiga querida!
    Vi esse filme várias vezes. Gosto muito!
    E gosto mais ainda de saber que vc conseguiu rir até chorar.
    Que venham outros episódios desses para te fazer rir, rir de verdade e mesclar, com esse riso, as lágrimas que têm sido muitas. Que Deus te faça rir sempre????????????

    Responder
    • Amém Naná, minha irmã!!! Espero em Deus muitos motivos de riso e alegria! Mesmo em meio ao choro Deus nos dá bom tempo! Bjos

      Responder
  • Lindo texto irmã.
    Como é bom chorar de tanto rir!

    Responder
    • Eu tinha até esquecido como é! Mas foi muito bom e que venham mais episódios que tragam alegria para todos nós! Bjos

      Responder
  • Laís Duarte Santos Lobo Ribeiro
    dezembro 5, 2020 11:31 pm

    ????????????????????❤️ Chorar de tanto ???? bom demais prima, lava a alma e deixa o coração mais leve. Bjão no seu coração ????

    Responder
  • Muito bom!! também fiquei curiosa …. quero me alegrar com vc…
    Deus é bom! mesmo diante das dificuldades da vida.. Ele nos ama e sempre nos dá muito mais motivos de alegria do que tristeza. bjs..

    Responder
  • Que bom os momentos de refrigério, aos poucos vão nos aliviando e dando espaço para as alegrias. Deus abençoe vcs!!! Abç.

    Responder
  • Amei o texto, mas também estou curiosa em conhecer o texto que fez vocês rirem.
    “Estar contente em toda e qualquer situação”, realmente é difícil, mas nosso PAI consolador , nos permite isto.
    Gostaria de vê-la, abraça-la, mas não vai faltar oportunidades para isto.
    Fico na espera, sempre, de seu próximo texto. São MUITO ESPECIAIS E REFLEXIVOS
    Grande beijo no seu coração

    Responder
    • Own amiga! Que saudades! Esperando a pandemia acabar pra poder te ver. Se Deus quiser em breve estaremos juntas! Ainda estou pensando como vou transformar a crônica que nos fez rir em um texto aqui para o blog! Um dia ela sai…rsrsrs! Bjos

      Responder
  • Cláudia Evangelista
    dezembro 10, 2020 2:43 am

    Zelene, querida e preciosa irmã, seus textos são admiravéis, nos fazem refletir como as coisas mais simples se tornam tão importantes dentro do contexto o qual estamos vivenciando, sorrir até chorar, duas emoções que se opõem, e ao mesmo tempo se encontram, quem nunca sorriu até chorar?, quando sorrimos até chorar, acredito muito que o sorriso alcançou seu ápice de sensação prazerosa, então lembro de como Deus sempre nos agrada. Um grande Abraço!

    Responder
    • Cláudia querida, é a mais pura verdade! Precisamos de momentos assim para aliviar a carga pesada! E Deus nos proporciona momentos de riso e gratidão! Obrigada por ler e me incentivar! Bjos

      Responder
  • Deus continue a fortalecendo, irmã Zelene! Leio todos os seus textos e sou mto fã! Forte abraço!

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Menu