“Se eu voar para o Oriente ou for viver nos lugares mais distantes do Ocidente, ainda ali a tua mão me guia, ainda ali tu me ajudas.” Salmos 139:9-10
Quando eu era criança, todas as vezes que participava de algum velório, ou ouvia adultos conversando sobre quem tinha morrido e quem tinha ficado, sempre alguém, totalmente sem empatia (hoje eu entendo), falava sobre os parentes próximos que estavam vivos: “eles vão se consolar, é só fazer uma viagem que vão se distrair”. E eu me consolava achando que bastava isso. Fazer uma longa viagem, ver lugares diferentes, bastaria para que a dor desaparecesse no asfalto, no mar ou no ar. Como era bom ser ingênua e crédula.
Mais tarde, já casada, com filhos, conheci um casal que viajava toda vez que uma crise surgia no relacionamento. Eles iam para outros países, ficavam vários dias fora da rotina e da realidade, voltavam carregados de compras e de boas memórias, até surgir a próxima crise. Ou, então, se não podiam viajar, começavam uma reforma na casa. Eram dias e dias de pedreiros entrando e saindo, paredes derrubadas, piso trocado, móveis e cortinas novas e por um tempo a vida seguia, até que chegou um ponto em que nem viagens e nem reformas resolviam mais os conflitos, e eles acabaram se separando. O problema estava neles mesmos, mas ninguém cedia.
Hoje, com a vida fora dos trilhos, penso como seria bom se uma viagem, realmente, consolasse corações machucados e relacionamentos quebrados. Quando Davi escreveu, no Salmo 55.6: “… Quem me dera ter asas de pomba para voar e encontrar um abrigo!”, penso justamente nessa fuga, nessa vontade de ir para longe dos problemas e das memórias que trazem dor e sofrimento. Se eu tivesse asas, talvez, viveria sempre voando, procurando um lugar calmo, sem conflitos, sem doenças e sem morte. Mas, no versículo 17, do mesmo Salmo, Davi declara: “De tarde e de manhã e ao meio-dia orarei; e clamarei, e ele ouvirá a minha voz.”
Creio que não precisamos fugir, criar asas e voar para longe, pegar um trem, um carro ou um navio, e sair sem destino, pois a solução está perto, ao nosso lado, a uma oração de distância. Se eu fugir, vou ter que voltar. Se eu for para longe, a tristeza vai junto e voltará comigo, chegando até antes de mim, ao ponto de partida. Então, é tempo de esperar. Posso até viajar, mas sem a ilusão de que tudo ficará bem. Até já fiz isso e levei a tristeza junto, mas, ao mesmo tempo, experimentei a mais doce verdade de que nenhum lugar está fora do alcance de quem me protege, me alivia, me consola e me sustenta. Talvez, em breve e em outro momento, mudar de ares será atraente e uma boa distração, mas, enquanto esse tempo não chega, vou contando os passos e esperando que os dias levem a névoa da angústia para longe e tragam a paz e as boas lembranças que serão eternizadas.
Concluindo, penso que um dia viajarei sem bagagem, sem dinheiro e sem passagem de volta. E é essa viagem que fará todo o sentido, pois será nas asas do Onipotente. Que Deus nos ajude a viver olhando, não para os pássaros que são livres para voar, mas sim, para quem os criou e os sustenta, tendo a certeza do quanto mais nos sustentará, pois somos muito, muito mais preciosos aos Seus olhos!
Nenhum lugar é longe o bastante para ficarmos sem os cuidados do Senhor.
Zelene Reis
34 Comentários. Deixe novo
Amém! Graças a Deus pelo cuidado e proteção em qualquer situação. Você sempre me emocionando, obrigada prima.????
Own prima! Que bom que tem gostado dos meus textos! Vem do fundo do coração! As vezes escrevo chorando, porque a saudade é imensa! Bjos
É minha querida , viver um dia de cada vez , um momento de cada vez , enxugando as lágrimas, mas se Fortalecendo na sua Fé . Bjão dentro do seu coração. Deus contigo está. ????????❤️
Verdade tia!
Como sempre, linda reflexão!
E como tb nos alenta saber que em qualquer lugar estaremos sobre os cuidados do Altissimo!
Um bjao
Own Aninha! Não importa o destino Ele sempre estará conosco! Até o final! Bjos
Amém prima! É bem isso. Um dia de cada vez. Esperando chegar a hora de descansar junto ao Pai! Bjos
Sim prima! Bem isso. Com a saudade latejando o tempo todo! Só Deus! Bjos
Own Lais, minha prima querida!! Hoje revendo meus textos vi seu lindo comentário! Amém querida! Bjos
Como anseio por esse dia!
O verdadeiro descanso ????
Verdade amiga! Onde estaremos descansadas de todas as nossas dores! Me consola saber que o Homero já está vivendo tudo isso! Bjos
Amém!
Obrigada meu irmão! Deus conosco sempre! Bjos
Amém!
Amém Minha irmã! Um grande bjo!
Linda reflexão! É muito bom viajar mas estar com Deus em qualquer lugar e circunstâncias é maravilhoso! Deus esteja contigo!
Verdade Edinéia! Esta é uma certeza. Deus vai e volta conosco, sempre! Em qualquer lugar! Bjos querida!
Maravilhoso!!!
Amém Thais!!! Apesar de tudo, foi muito bom viajar com você! Bjos
Lindo texto Zelene!!!
Que estejamos preparados para “esta”viagem!
Amém Zeneide! Nosso destino final!!! Obrigada ! Bjos
D. Zelene, que texto lindo! Me emocionei, como sempre me emociona pensar que, enquanto vivermo, jamais estamos ou estaremos fora do alcance do cuidado de Deus, e quando partirmos, desfrutarmos, eternamente, da plenitude da presença Dele! Que Deus continue abençoando a sua vida!
Amém minha querida irmã!! É este cuidado que nos conforta mesmo em meio a tantas dificuldades! Graças a Deus por isso! Bjos
Zelene, prima querida, quanta inspiração. Obg por compartilhar essas “gotas de esperança”, e nos fazer lembrar de quem Deus é. Bjo grande pra vc.
Obrigada prima! Que Deus me ajude a ver o cuidado dEle nesse sofrimento e nunca desanimar! Bjos querida
Simplesmente maravilhoso e verdadeiro. Me emocionei!
Muito obrigada! Amém. Deus tem sido meu alto refugio em tempos de sofrimento! Bjos
Mais uma vez, texto que nos edificam. Muito lindo!
Que o SENHOR continue abençoa-la, dando o entendimento,paz, que só vem d’ÊLE.
Grande beijo.
Amém Sônia!! Muito obrigada! Graças a Deus pelo consolo e pelos amigos! ????????❤
Lindo texto Zelene!
O melhor lugar do mundo é aos pés do Salvador, sempre. Estar com ele, juntinho dele, em paz e em segurança.
Que Ele continue cuidando de voce????????????
Amém Naná! Graças a Ele estamos sendo cuidados. Por Ele e por amigos queridos e especiais como você! Bjos
Amém Zelene.
Own Luciene! Obrigada querida! Bjos
Amém ! Texto lindo e verdadeiro !
Obrigada Silvana! É assim mesmo! Bjos queirida